Qual é a importância das atividades extracurriculares?

Que uma boa formação é capaz de trazer resultados positivos para o futuro, nós sabemos. Mas ela pode ser potencializada quando pensamos em estender os aprendizados para além da sala de aula. É aí que entra a importância das atividades extracurriculares.

Elas são democráticas: conseguem alcançar todos os perfis de alunos, aproximando cada um do tipo de prática que mais lhe agrada. Não param por aí, também agregam valor ao currículo. E um currículo poderoso significa grandes oportunidades profissionais e acadêmicas, como a conquista de uma vaga nos programas de pós-graduação, por exemplo.

Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre a importância dessas atividades. Além disso, conheceremos algumas com mais detalhes. Confira!

O que são atividades extracurriculares?

Para começar, nada melhor do que entender o que são atividades extracurriculares. Assim como comentamos na introdução, trata-se de atividades que não estão dentro da grade curricular do seu curso. Não fazem parte da sala de aula de fato. Entretanto, contribuem para o desenvolvimento dos estudos, da carreira e da vida como um todo.

Por que são importantes?

As atividades resultam em vários benefícios que podem ser sentidos na prática. Ao desempenhar alguma ação com a qual se identifica, o estudante está ampliando seus horizontes e colocando em execução seus conhecimentos não só teóricos, mas de mundo. Está, ainda, se permitindo aprender coisas novas: atitude fundamental em qualquer setor.

Conheça algumas vantagens das atividades extracurriculares:

Joga luz sobre novos interesses

O mais comum é pensarmos nas atividades extracurriculares como uma forma de estender a convivência com temas de nosso interesse. E a ideia está longe de ser errada. Contudo, elas podem ser uma rica oportunidade de conhecer novos caminhos e, melhor, gostar deles.

Seja durante um evento sobre um assunto diferente ou desempenhando uma tarefa que normalmente não é a sua, a chance existe. E é ótima para a descoberta de aptidões.

Aumentar rede de contatos

Ao ingressar em uma atividade adicional é normal conhecer pessoas com objetivos e interesses em comum. Conviver e trabalhar com elas permite que você aumente seus contatos profissionais, obtendo uma boa troca de experiências. Para melhorar, desenvolve a capacidade de trabalhar em equipe, fator sempre relevante.

Estimula habilidades

Essa talvez seja uma das maiores vantagens desse tipo de prática. Independentemente do segmento de atividade, o estímulo de habilidades é constante. Inteligência emocional, responsabilidade, comprometimento, comunicação, flexibilidade, liderança. Tais competências são só algumas com as quais você terá contato. O resultado é um crescimento inestimável como profissional e ser humano.

Demonstra interesse de aperfeiçoamento

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige colaboradores que tragam diferenciais. As atividades extracurriculares, por si só, cumprem um importante papel nesse sentido. Mas o ato de ir atrás delas, de realizá-las, também deixa evidente certas atitudes muito valorizadas. É o caso do interesse em se aperfeiçoar e da proatividade.

Tipos de atividades extracurriculares

A importância das atividades extracurriculares é geral. Seus tipos, por outro lado, se dividem em categorias que proporcionam possibilidades para todos os gostos. No momento de escolher, a dica é buscar aquela que esteja mais alinhada com suas características e planos. É legal pensar, também, na maneira com que fará diferença em sua vida e formação.

Veja exemplos para se inspirar:

Intercâmbio

Fazer um curso de idiomas ou trabalhar em outro país torna claro todos aqueles benefícios que citamos ali em cima. Conviver com uma outra cultura aumenta a visão de mundo e capacidades, entre elas a de adaptação.

Indo além, faz com que o estudante exercite a segurança e autonomia, já que estará sempre tomando decisões ao longo do dia a dia. Da preparação da documentação antes de viajar até o melhor itinerário para chegar às aulas, por exemplo.

Contato com outras pessoas também não falta, assim como o acesso a conhecimentos valiosos (um deles é a fluência em um segundo idioma).

Trabalho voluntário

O voluntariado promove um crescimento pessoal sem igual. Estar inserido em um projeto social nos aproxima da realidade e constrói um pensamento mais crítico, livre de certezas prontas. Também tem forte relação com a comunicação. A ação trabalha a capacidade de ouvir o outro, compreendendo suas necessidades para buscar os melhores caminhos de ajuda.

Todo esse conjunto de ensinamentos é riquíssimo em todas as esferas da vida. E quando falamos sobre o contexto corporativo, demonstra que o profissional tem proximidade com a interpessoalidade e empatia.

Cursos livres e eventos

Cursos e eventos de curta duração são as mais flexíveis opções de atividades extracurriculares. Eles podem ser feitos até mesmo em períodos de férias ou recessos, o que não interfere na rotina estudantil.

A variedade de temáticas é enorme. Isso facilita a busca por aqueles assuntos que já fazem parte da sua área de conhecimento e dá chance de conhecer coisas novas. Nos dois casos, gera insights interessantes.

Muitas vezes, a própria faculdade disponibiliza cursos e palestras extras, vale a pena ficar de olho. No fator currículo, as atividades mostram que você gosta de estar sempre atualizado e em constante evolução.

Iniciação científica

Para quem deseja se aprofundar na carreira acadêmica, a iniciação científica é mais do que recomendada. Nela, o aluno tem oportunidade de se aprofundar em uma pesquisa, seja por conta própria ou juntando-se a uma equipe docente.

Normalmente isso é feito na própria universidade. Ao apresentar o projeto para a instituição, o estudante pode ganhar uma bolsa de estudos e ser incentivado a continuar. Para seu histórico, essa conquista é valiosa, principalmente no momento de estender os estudos após a graduação.

Atividades esportivas

O esporte também é uma prática agregadora. Inseri-lo no cotidiano faz bem para o corpo e para a mente, pois trabalha raciocínio, lógica e concentração. Quando em grupo, promove uma interação intensa, favorecendo o trabalho em equipe. Senso de colaboração e coletividade são quesitos a todo tempo estimulados.

Ainda há uma série de ocupações que tem espaço quando falamos sobre a importância das atividades extracurriculares. São elas: teatro, grêmio estudantil, empresa junior etc.

Lembrando que o foco deve ser sempre a qualidade, combinado? Não é preciso ingressar em várias atividades ao mesmo tempo, na busca por rechear o currículo. O que importa mesmo é tirar o máximo de proveito daquela/daquelas em que deseja se inserir. Boa sorte!

Gostou do artigo? Então conheça nossas redes sociais e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...