Pós-graduação no exterior: tudo o que você precisa saber

Dúvidas sobre os próximos passos profissionais e acadêmicos são comuns para quem está na faculdade ou é recém-formado. E entre as tantas possibilidades que se apresentam, está a pós-graduação no exterior. Levar os estudos a um novo nível faz a diferença na carreira e quando o assunto é buscar especialização em outro país, as vantagens só crescem.

Mas por onde começar a colocar a meta em prática? O que, de fato, é preciso para buscar esta oportunidade internacional? Para responder de uma vez por todas essas perguntas, organizamos as principais informações que você precisa saber sobre pós-graduação no exterior.

Quer conhecê-las? Então parabéns, você já subiu o primeiro degrau em busca do seu objetivo. Confira abaixo!

Por que fazer uma pós-graduação no exterior?

Para começar, é interessante entender a importância e impacto que estudar em uma faculdade no exterior traz para sua trajetória. A experiência funciona como um divisor de águas, fazendo com que você volte com uma bagagem de grande valor seja lá qual for sua área de atuação.

Veja a seguir dois dos maiores benefícios do programa.

Desenvolvimento de habilidades pessoais

A primeira coisa em que focamos quando falamos sobre estudar fora é qualidade de ensino, mas isso não é tudo. Passar uma temporada aperfeiçoando conhecimentos em outro país também ajuda em questões como adaptação; contato com diferentes tipos de pessoas e culturas; flexibilidade; contorno de desafios; e visão de mundo.

Além de todas as vantagens que trazem para a vida, nem é preciso comentar sobre o quanto estas habilidades são valorizadas pelas empresas na hora de buscar profissionais, não é?

Enriquecimento do currículo

Em um meio profissional cada vez mais concorrido, é sempre válido mostrar para as organizações o quanto você investe em sua carreira. Uma pós-graduação no exterior tem força porque deixa evidente o comprometimento em aprofundar conhecimentos, além de certificar capacidades específicas. Como o domínio de um segundo idioma, por exemplo.

Quais são os tipos de pós-graduação?

Decidiu que está mesmo interessado em partir para uma pós-graduação no exterior? Agora é hora de fazer uma autoanálise e entender o que espera dela em termos de aprendizado e resultado. Isso porque existem diferentes tipos de programas e cada um tem sua própria característica.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os principais.

Certificate

Oferece título de especialista, semelhante ao nosso curso de pós-graduação lato sensu, sabe? Além disso, também tem duração curta (média de 15 semanas a 12 meses). É oferecido nas mais variadas áreas de conhecimento e, normalmente, o processo para ingresso é um pouco mais simples em comparação aos outros.

Diploma de graduação, carta de motivação e certificado de proficiência no idioma em que o curso é ministrado são documentos geralmente exigidos na admissão.

MBA (Master in Business Administration)

O MBA é um mestrado focado principalmente no caráter profissional e prático. É a opção ideal para quem já está inserido no mercado de trabalho e quer se qualificar para atingir postos mais elevados. O programa oferece oportunidade de aprimoramento administrativo e maior proximidade com uma visão corporativa.

A duração média do curso varia, em média, de um a dois anos.

MPA/MPP (Master in Public Administration/Master in Public Policy)

São programas de mestrado específicos para quem procura por especialização em Administração Pública (MPA) ou em Políticas Públicas (MPP).

A formação em Administração Pública (MPA) é voltada para gestão e implementação de políticas públicas no setor público. Já o programa de Políticas Públicas (MPP), foca na formação dos profissionais que trabalham nas pesquisas e avaliações que possibilitam tal implementação.

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico é chamado de “master”, confere título de mestre e é voltado para quem deseja seguir carreira acadêmica ou de pesquisa. Abrange uma grande quantidade de áreas, que vão desde as de tecnologia até as de linguagem e artes.

Assim como o mestrado brasileiro, o tempo de duração é mais longo — cerca de dois a três anos. O processo de admissão varia dependendo da universidade escolhida.

Quais documentos são necessários?

Assim como conversamos ali em cima, o processo de seleção para ser admitido em uma pós-graduação no exterior não é padronizado, dependendo bastante da universidade e país onde deseja estudar.

Por isso, é importante analisar as opções e, quando escolher suas favoritas, estar atento às exigências de cada uma.

Apesar das particularidades, alguns documentos são praticamente obrigatórios e é bom dar uma atenção especial a eles.

  • Histórico escolar e diploma (com tradução juramentada);
  • Currículo atualizado;
  • Carta de recomendação (de preferência feita por orientadores e professores que conhecem sua atuação acadêmica e profissional. É o lugar onde os pontos fortes devem ser destacados);
  • Carta de motivação (sua oportunidade de relatar mais sobre você. O porquê do desejo de fazer parte daquela determinada instituição, suas conquistas anteriores, e o que mais considerar relevante);
  • Certificado de proficiência no idioma em que serão ministradas as aulas (se for o inglês, TOEFL ou IELTS, por exemplo).

É possível conseguir bolsa de estudo para pós-graduação no exterior?

Sim, é possível cursar uma pós-graduação no exterior com bolsa de estudo. Para que isso aconteça, é fundamental definir o país de sua preferência e, então, verificar as oportunidades oferecidas para alunos estrangeiros.

Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa (como Inglaterra, França e Alemanha) possuem programas do governo para disponibilização de bolsas.

Nos Estados Unidos, o Fullbright Foreign Student Program é um exemplo. Ele cobre não apenas os valores de mensalidade do curso, como também os custos com passagem aérea, seguro-saúde e despesas para se manter no país durante a formação.

Muitas das universidades também têm seus próprios programas de bolsas de estudo para estudantes de outros países. Não deixe de dar uma olhada naquelas que lhe interessam e verificar requisitos.

Apesar de ser um processo que demanda dedicação e investimento, fazer uma pós-graduação no exterior está longe de ser tarefa impossível. Com planejamento e informação, a etapa de preparação para esta enorme conquista pode se tornar mais simples e prazerosa. Vale lembrar também que a antecedência é uma importante aliada na hora de se organizar. Bons estudos!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...