Para que servem os exames de proficiência de inglês?

Para que servem os exames de proficiência de inglês?

Já ouviu as siglas TOEFL, IELTS ou TOEIC?  Eles estão entre os principais exames de proficiência de inglês e servem para avaliar o seu nível de fluência neste idioma.

Se interessa por esse assunto? Maravilha! Continue a leitura e conheça 7 motivos para fazer um teste de proficiência de inglês.

Quais são os principais exames de proficiência de inglês?

Os exames de proficiência de inglês mais comuns são:

Esses testes são criados e aplicados por instituições mundialmente reconhecidas e comprovam o nível de domínio que você tem sobre a língua.

Afinal, qualquer um pode colocar inglês avançado no currículo, mas provar que sabe é outra história.

Como funcionam os exames de proficiência de inglês?

De forma resumida os testes de proficiência servem para avaliar as 4 principais habilidades para entendimento de um idioma: leitura, escrita, escuta e pronúncia.

Para medir a proficiência esses testes usam o CEFR, Common European Frame of Reference ou Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, sendo dividido nos seguintes níveis:

  • Nível A1 e A2 – iniciante ou falante básico
  • Nível B1 e B2 – intermediário ou falante independente
  • Nível C1 e C2 – avançado ou falante proficiente

Eles são aplicados durante o ano em diferentes datas por empresas conveniadas. Para você realizar o teste existe taxa de inscrição, que gira em torno de 380 a 900 reais dependendo do exame.

Após fazer a prova você ganha um certificado onde consta o seu nível de proficiência na língua inglesa.

Por que fazer um exame de proficiência de inglês?

Seguem 7 motivos para fazer um exame de proficiência de inglês:

  1. Realizar um intercâmbio

Se você deseja fazer um intercâmbio acadêmico ter uma boa nota em um desses exames é essencial, pois é uma exigência na maioria deles.

  1. Cursar uma pós-graduação

Alguns programas de mestrado e doutorado no Brasil solicitam exames de proficiência mesmo que você não vá fazer cursos em outro país, apenas para saber o seu nível de fluência no inglês.

  1. Trabalhar no exterior

Caso queira trabalhar no exterior ou até aqui no Brasil para uma empresa com sede em um país de língua inglesa é comum que eles peçam um exame de proficiência.

  1. Impulsionar sua carreira

Mesmo empresa brasileiras podem pedir exames de proficiência de inglês para cargos maiores e se você já tem essa qualificação é um excelente diferencial.

  1. Avaliar o aprendizado

Cursos de idiomas também usam esses testes de proficiência para avaliar o nível de aprendizado dos alunos.

  1. Morar em outro país

Países como Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia exigem que os imigrantes apresentem um teste de proficiência antes de obterem o visto.

  1. Para ser professor de inglês

Muitas escolas de idiomas pedem exames de proficiência de inglês aos novos professores, também se você deseja trabalhar como professor particular é uma ótima maneira de provar para os alunos que você é fluente na língua.

Agora que você já sabe quais são os principais exames de proficiência em inglês, um pouco de como eles funcionam e para que servem, sem dúvida ficará mais fácil escolher o momento certo para realizar um teste.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...