Modalidades de intercâmbio: qual é a melhor para você?

Pensando em estudar ou trabalhar no exterior? Conheça as principais modalidades de intercâmbio faça a melhor escolha. 

Descubra as vantagens das diferentes modalidades de intercâmbio e comece a planejar a sua viagem. 

Neste artigo você conhecerá as principais modalidades intercâmbio, as vantagens e como iniciar a sua jornada no exterior. 

Conheça as modalidades de intercâmbio: trabalhe, estude ou ajude (voluntarie-se) 

Você quer incrementar o seu currículo profissional e ainda vivenciar outras culturas? Então leia este artigo e descubra qual a melhor modalidade de intercâmbio para você. 

Fazer intercâmbio é uma ótima experiência, contudo, muitas pessoas podem desistir porque tem dúvidas de como funciona, como vai se manter no exterior, etc. 

Se você é uma dessas pessoas, já está no caminho certo para perder o seu medo e encarar a viagem, pois neste texto você encontrará informações essenciais para facilitar a sua escolha. Boa leitura! 

Principais modalidades de intercâmbio 

Existem diversos programas de intercâmbio para brasileiros. Os países, as condições, os valores, etc. vão depender da instituição que vai te acompanhar durante esse processo. 

Mas, segue um panorama sobre as modalidades de intercâmbio mais comuns: trabalho; estudo; trabalho + estudo e voluntário. 

Intercâmbio para trabalhar 

Esta modalidade de intercâmbio é uma ótima opção se você deseja morar no exterior, mas não tem dinheiro o suficiente para se manter durante todo o intercâmbio. 

Dois exemplos deste tipo de programa são Au Pair e Work and Travel. 

O programa Au Pair é destinado a pessoas jovens, normalmente dos 18 aos 26, que ficam hospedadas na casa de uma família, cuidando das crianças dos residentes em troca de uma remuneração. 

Outra opção para estudantes universitários, é o Work and Travel que é oferecido em países como os Estados Unidos e Canadá. 

Nesta forma de intercâmbio os alunos aproveitam o período de férias para ter uma experiência profissional em outro país, por isso esse programa é de curta duração. 

Intercâmbio para estudar 

Você pode fazer essa modalidade de intercâmbio para aprender a língua, ou seguir o currículo acadêmico. 

No primeiro caso, costumam ser programas de menor duração no qual você tem aulas com outros estrangeiros em uma escola de idiomas. 

Já um intercâmbio acadêmico acontece no período de menos um semestre e normalmente surge de parcerias entre as universidades ou de programas de incentivo governamentais como o antigo Programa Ciências sem Fronteiras

Intercâmbio de trabalho + estudo 

Se você é estudante de ensino superior existe a opção de unir o aprendizado em sala com o conhecimento prático fazendo um semestre do seu curso no exterior com um estágio remunerado. 

Mas o ponto negativo dessa modalidade de intercâmbio é que você precisa ter um conhecimento intermediário da língua nativa. 

Por outro lado, você encontra programas de intercâmbio para aprender a língua e cursos profissionalizantes que não exigem ensino superior com a possibilidade de trabalhar. 

Ambas as opções são ótimas se você deseja estudar no exterior, mas não tem recursos para se manter em outro país durante todo o intercâmbio. 

Intercâmbio voluntário  

Se você quer além de aprender ou aprimorar os conhecimentos de outro idioma contribuir para um mundo melhor o intercâmbio voluntário é uma ótima opção. 

Esta modalidade de intercâmbio pode ser dividida em social e ambiental, seguem alguns exemplos: 

  • Ações ambientais – cuidar de animais, ajudar na conservação de reservas ambientais, plantar e cultivar hortas e jardins… 
  • Ações sociais – auxiliar pessoas doentes e deficientes, ensinar idiomas, promover a inclusão digital… 

Estes programas normalmente são baratos e abrangem moradia e alimentação, no entanto, dificilmente incluem as passagens. 

Como você pode ver o intercâmbio é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional, mas para garantir que você não tenha problemas no exterior é fundamental escolher uma instituição reconhecida para cuidar da sua viagem. 

Também mesmo que existam diferentes programas de intercâmbio, uma coisa é certa, você precisa se planejar, pois existem várias exigências.  

Então já decidiu qual é a melhor modalidade de intercâmbio para você? 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp