Conheça 11 universidade para estudar no exterior de casa

A expansão da internet possibilitou avanços na comunicação, marketing, negócios e também no ensino permitindo a você estudar no exterior sem passar pela fila de embarque. 

O que além de ser um excelente diferencial para colocar no currículo, te ajuda a aprimorar a sua fluência em um idioma estrangeiro. 

Se interessou? Então conheça 11 universidades renomadas que disponibilizam cursos online learning e não se preocupe com o preço, na lista você encontra até cursos gratuitos. 

Por que estudar no exterior? 

Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, estudar em uma universidade estrangeira conceituada é uma ótima forma de incrementar o currículo e ter uma nova visão sobre a sua área de atuação. 

Também é uma opção para quem deseja aprimorar a sua fluência em outra língua, aumentado o vocabulário e aprendendo termos técnicos. 

Porém, nem todo o aluno tem condições de ir estudar no exterior, pensando nisso as universidades criaram cursos no estilo MOOCs. 

O que são MOOCs? 

A sigla significa Massive Open Online Courses, que são cursos e-learning abertos que praticamente qualquer pessoa com internet pode acessar, pois, a maioria não tem nenhum pré-requisito para realização e são gratuitos. 

Este modelo respeita o tempo do aluno, sendo que ele é avaliado individualmente a cada módulo, sem precisar de acompanhamento direto de um professor. 

Esta iniciativa partiu de grandes universidades como Harvard e MIT e tem ganhado tanto adeptos que atualmente existem plataformas como Edx e Coursera que disponibilizam cursos de mais de 170 universidades de forma gratuita cobrando somente a emissão do certificado. 

Mas vale reforçar que mesmo que não possa pagar o diploma ou que o curso não forneça um, só o conhecimento adquirido nas aulas já compensa as horas em frente ao computador. 

11 Universidades estrangeiras que oferecem cursos e-learning 

Conheça universidades estadunidenses e europeias que disponibilizam cursos pagos e gratuitos para nativos e estrangeiros que desejam estudar no exterior pela internet. 

Harvard University, EUA

A universidade tem opções de cursos 100% online em áreas que vão de artes a programação, existem aulas gratuitas em que você só paga a emissão do certificado e os cursos pagos. 

Harvard é a universidade mais antiga dos Estados Unidos e uma das mais famosas e prestigiadas do mundo, então, ter um curso desta universidade no seu currículo é um grande diferencial. 

As aulas são ministradas pelos próprios professores da universidade e a maioria dos cursos não precisa de comprovação de escolaridade. 

Porém, poucos cursos são disponibilizados com legendas em português, por isso um conhecimento prévio do inglês é fundamental. 

A maneira mais fácil de estudar no exterior fazendo um curso desta universidade é através da plataforma Harvardx, neste site você encontra mais de 700 cursos disponíveis e pode selecionar a sua área de interesse, duração e nível de dificuldade.  

Stanford University, EUA

Outra universidade altamente conceituada que oferece conteúdo para quem deseja estudar no exterior pela internet é a Universidade Stanford localizada no Vale do Silício, Califórnia e berço do Google e da Nike. 

A universidade disponibiliza cursos gratuitos em várias plataformas, uma delas é a Edx, que possui cerca de 290 cursos. 

Os cursos vão de assuntos cotidianos como Introdução a Comida e Saúde até conteúdos técnicos como Fundamentos Moleculares da Medicina. 

Porém, por mais que existam cursos com legendas em outras línguas como português, francês e até mandarim, a maioria dos materiais é em inglês, logo estar com o idioma afiado é essencial para aproveitar os cursos. 

Yale University, EUA

Situada na cidade de New Haven no estado de Connecticut está Yale, a terceira universidade mais antiga dos Estados Unidos e também altamente conceituada, tendo formado 5 presidentes (George Bush “pai’, George Bush “filho”, Bill Clinton, William Howard Taft e Gerald Ford). 

Para estudar no exterior através da Yale você deve acessar o portal Coursera, são mais de 40 cursos oferecidos em diferentes áreas do conhecimento. 

 Uma das vantagens é que você encontra cursos como o Mercado Financeiro com a opção de legenda em português Brasil. 

Assim você consegue ter acesso ao conteúdo de uma universidade renomada sem a necessidade de ter domínio do inglês. 

Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA

Considerada nove vezes a melhor universidade do mundo pelo QS World University Ranking, MIT possui um rigoroso processo de seleção para novos alunos. 

No entanto, com o objetivo de democratizar o conhecimento a universidade tem uma plataforma própria, o MIT OpenCourseWare em que disponibiliza gratuitamente mais de 200 cursos em mais de 30 campos do conhecimento. 

Nesta plataforma você tem acesso a videoaulas, leituras e avaliações interativas, todo o conteúdo das aulas é em inglês. 

Boa parte dos cursos são para qualquer estudante universitário que deseja aprender, mas alguns são recomendados para quem está na pós-graduação. 

Princeton University, EUA

Localizada em New Jersey também é membro da Ivy League, o grupo formado por 8 das melhores universidades dos Estados Unidos. 

Esta universidade é conhecida por ser uma das mais criteriosas na seleção dos seus alunos e ter foco no serviço público, tendo formado muitos governadores, legisladores estaduais e a ex – primeira dama Michelle Obama. 

A Universidade de Princeton oferece cursos através de plataformas como a Coursera, os cursos são em inglês. 

Oxford University, Reino Unido

A Universidade de Oxford é considerada uma das melhores universidades da Europa e também é a mais antiga universidade de língua inglesa. 

Ela dispõe de vários cursos online para estudantes do exterior, se quiser dar uma olhada basta acessar o site da universidade.  

Nele você encontra cursos divididos em curtos, médios e longos, as aulas são em inglês e você pode seguir as aulas conforme o seu ritmo, a maioria dos cursos são pagos. 

Mas se você quer estudar no exterior, mas não tem condições de pagar os cursos, a Universidade de Oxford também disponibiliza a plataforma Open Education. 

Nela são oferecidos vídeos e podcasts gratuitos em inglês, que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo e também compartilhados, a única exigência da universidade é que seja citada a fonte. 

Além de ser uma ótima forma de treinar o inglês britânico, você ganha aprende sobre os mais variados temas. 

Cambridge University, Reino Unido

Por ministrar exames de proficiência em inglês a Universidade de Cambridge possui uma plataforma que disponibiliza conteúdos gratuitos para quem deseja melhorar a fluência no inglês sem sair de casa. 

No site você encontra mais de 175 atividades que vão do nível básico até o fluente, também você consegue fazer testes preparatórios para os exames de proficiência. 

Além disso, a universidade também disponibiliza através de plataformas como Edx cursos gratuitos relacionados as artes e entretenimento como o curso Construindo seu Roteiro

Os cursos são ministrados em inglês e você só paga se quiser obter o certificado. 

University College London (UCL), Reino Unido

Embora não seja tão famosa quando as universidades de Oxford e Cambrigde a UCL é considerada uma das melhores universidades do Reino Unido, então se você quer estudar no exterior ela é uma ótima opção. 

Esta universidade possui o seu próprio site de cursos modelo online learning, onde você encontra mais de 150 cursos de curta duração entre pagos e gratuitos. 

O curso Antropologia das mídias sociais: por que postamos, por exemplo, é gratuito e disponibilizado em português. 

 Imperial College London, Reino Unido

Também compondo o núcleo das melhores universidades da Europa está a Imperial College London que tem ganhado destaque pelas suas pesquisas recentes sobre a COVID-19. 

Se você deseja aproveitar este tempo de isolamento e estudar nesta universidade ela disponibiliza cursos pela plataforma Edx na página Imperialx

Os cursos estão em inglês e são direcionados principalmente para a área de negócios. 

ETH Zürich, Suíça

O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique é reconhecido principalmente pelas áreas de ciência e matemática, tendo formado até Albert Einstein. 

Outra curiosidade sobre a ETH Zurique é que foi a primeira universidade da Europa fundada pelo estado em 1833, em uma época que a igreja e a monarquia exerciam esse papel. 

Eles disponibilizam cursos relacionados a Ciência da Computação pela plataforma Edx, as aulas são ministradas em inglês. 

Universidade de Coimbra, Portugal

Se você quer estudar no exterior, mas não é fluente em outra língua, a Universidade de Coimbra é uma ótima opção para você. 

A universidade de Coimbra, tem cerca de 20 cursos pagos totalmente a distância sobre áreas como Letras, Ciências e Tecnologia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, alguns cursos exigem formação prévia. 

Para conhecer os cursos basta entrar na página da universidade na área de ensino à distância e ficar atento as datas de inscrição. 


Então agora que você já conhece as plataformas para estudar fora sem sair do conforto do sofá, já escolheu em qual universidade vai fazer o próximo curso? 

Gostou desse artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp